quarta-feira, 13 de março de 2013

Plano de Carreira: conceito e importância


Muito tem se falado em Plano de Carreira nos últimos dias. Mas qual é o conceito que melhor define um projeto como esse e a sua importância para a organização?



Segundo o site SINbrasil, um Plano de Carreira é:
‘... o conjunto de normas que disciplinam o ingresso e instituem oportunidades e estímulos ao desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores de forma a contribuir com a qualificação dos serviços prestados pelas empresas e instituições, constituindo-se em instrumento de gestão da política de pessoal.

Os profissionais que realmente farão o diferencial nas empresas – entenda-se organizações - hoje, se balizam não pela remuneração imediata, e sim, pela possibilidade de crescimento dentro da empresa, portanto, uma empresa que apresenta um Plano de Carreira bem definido, terá a oportunidade de captar no mercado os melhores talentos.

Nossa experiência diz que, quando um novo funcionário entra em uma empresa, ele, normalmente se espelha no que o grupo que o cerca faz, e, torna-se mais cedo ou mais tarde, apenas mais um. Na maioria das vezes, os gestores se justificam dizendo que os colaboradores não possuem ambição, mas, nossa experiência também aponta para, quando um novo colaborador entra para uma empresa que apresente uma estrutura de Plano de Carreira, ele entende que, terá que fazer diferente para poder crescer.

Um Plano de Carreira bem construído, apresentará aos colaboradores o estágio atual e, todas as competências, habilidades e atitudes, necessárias para o crescimento horizontal e vertical dentro da empresa, e, esta saudável competição que se cria entre os profissionais, eleva a qualidade do capital intelectual e desta feita proporciona a empresa uma colocação superior no mercado'.

Depois de entender o conceito, vamos à sua importância:

'... O Plano de Carreira contribuirá para que a empresa não apenas sobreviva neste mercado altamente competitivo, mas faça seu diferencial, tornando-se sólida através de seus colaboradores.

O Plano de Carreira deve vir de encontro à missão e a visão da empresa, conciliando objetivos e benefícios dos profissionais aos interesses da mesma.

Ao elaborar um Plano de Carreira, a empresa deverá fazer um diagnóstico de suas reais necessidades, atentar quanto à estrutura, política salarial a ser adotada, salários, cargos e perfis dos profissionais, coerentes com os cargos, metas, capacidades e competências, visando sempre atender aos objetivos e expectativas da organização e dos profissionais que a compõem.

A empresa tem consciência que a causa maior de sua existência são seus clientes (internos e externos) e por isso deve buscar sempre satisfazer às suas reais necessidades. Quando existe a satisfação, existe uma relação de doação, de prazer e como consequência, o alcançe da produtividade com qualidade, o que lhe permite e concede o rebento sucesso!'.


Fontes de pesquisa: Blog Plano de Carreira SINbrasil 
em 12/03/2013 às 15:40h.



2 comentários:

  1. Muito obrigado aos editores do Blog pela republicação desta pesquisa de minha autoria: sinto-me lisongeado. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Sua pesquisa foi muito bem elaborada, parabéns!
      Conte sempre conosco...

      Guarda Municipal de Diamantina.

      Excluir