segunda-feira, 8 de abril de 2013

I CONFERÊNCIA REGIONAL DE REAÇÃO ÀS DROGAS E AO ÁLCOOL

Foi realizada no dia 03 de Abril do decorrente ano na Pousada do Garimpo, na Cidade de Diamantina, a primeira Conferência Regional de combate às Drogas, promovida pela ACORDA (associação de combate e reação às drogas e ao álcool), onde estiveram presentes membros da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, representantes da saúde, Poder Legislativo e do Terceiro Setor. Na oportunidade foram discutidos sobre algumas ações que possam ser implantadas para prevenir o uso de drogas e as responsabilidades de cada instituição.


A ACORDA vem realizando um importante trabalho na recuperação de dependentes químicos não só na cidade de Diamantina bem como em toda região, ela é a responsável pela implantação do CAPS AD em Diamantina e agora em parceria com a Fazenda da Esperança de Três Marias que é referência como unidade terapêutica na recuperação de dependentes químicos, surgiu à idéia de se construir na cidade de Maria Nunes uma fazenda da Esperança que receberá o nome de Fazenda da Esperança irmãos Monfort em homenagem aos dois irmãos Padres idealizadores desse projeto que tem como base na recuperação dos dependentes, a pregação do evangelho e que hoje está presente em mais de quinze países num total de noventa fazendas. A fazenda irmãos Monfort será construída em um terreno doado pela EPIL (Entidade Protetora da Infância e Juventude , que diante de todos os presentes na Conferência assinou o Documento de doação do terreno. Durante a Conferência foram dados alguns depoimentos de ex- usuários de drogas que foram recuperados nas fazendas existentes em todo o País.


Na parte da tarde foram realizados trabalhos em grupos para que fôssem discutidos alguns tópicos para elaboração de uma cartilha com sugestões na área da Saúde, Esporte, Segurança Pública, Educação e Família. O grupo do esporte foi composto por membros da Guarda Municipal, Polícia Militar, Poder Legislativo e Fazenda Esperança, cujo tema foi: Esporte e Inclusão Social. Foi discutido sobre o esporte como um meio de prevenção ao uso de drogas, que através do esporte, podemos inserir os jovens no meio social, trabalhando não só o seu físico, mas também o seu psicológico, pois sabemos que hoje o esporte é muito almejado pela maioria dos jovens que além de ocupar o seu tempo livre e gastar suas energias, evitará que eles se percam no mundo das drogas.

A conferência teve seu encerramento na Catedral Metropolitana com uma missa em ação de graças a todos os dependentes químicos bem como os já recuperados para que Deus continue iluminando os seus caminhos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário